Operação Recupera devolve 207 celulares roubados a vítimas na Paraíba; mais de 700 aparelhos foram recuperados
Ação da Polícia Civil acontece em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos, e também auxilia na investigação de grupos criminosos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/h/E/8F8H4LT3SjW3WQXjVkcQ/aparelhos-roubados.jpg)
A Polícia Civil da Paraíba realizou, na última terça-feira (8), mais uma etapa da Operação Recupera, que tem como principal objetivo localizar e devolver celulares roubados aos seus donos. A ação está sendo realizada nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos.
De acordo com a corporação, mais de 700 celulares roubados foram recuperados entre os meses de dezembro de 2024 e abril de 2025. Desses, 207 aparelhos já foram devolvidos às vítimas na última ação da operação.
A delegada geral Cassandra Duarte reforça que a principal ferramenta para aumentar as chances de reaver um celular roubado é a realização do boletim de ocorrência. Além disso, é fundamental que a vítima tenha o número do IMEI, um código único de identificação do aparelho.
“A investigação e a recuperação do aparelho só são possíveis quando existe o boletim de ocorrência e, principalmente, se temos o número do IMEI”, explicou a delegada.
O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, na nota fiscal, ou por meio de comandos simples:
-
Digitando *#06# no teclado do telefone
-
Nas configurações, em “Sobre o dispositivo”
-
Na etiqueta que fica atrás da bateria, em aparelhos com bateria removível
Segundo o delegado Cristiano Santana, a operação tem também um papel importante no combate à criminalidade:
“O setor do Recupera não atua apenas na devolução de aparelhos, mas também na identificação de grupos criminosos especializados nesse tipo de delito”, afirmou.
A Polícia Civil orienta que as vítimas registrem o boletim de ocorrência o quanto antes e informem o IMEI para aumentar as chances de recuperação do aparelho.
Foto: Polícia Civil/Divulgação