Campina Grande

Operação “Fachada” desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro em Campina Grande

Polícia Civil prende envolvidos e aponta participação de funcionária contratada da Prefeitura; empresas de fachada eram usadas para movimentar recursos ilícitos

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação “Fachada”, que desarticulou um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro com atuação em Campina Grande. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com apoio da Unidade de Inteligência da Polícia Civil.

Entre os alvos da operação está uma funcionária contratada da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Segundo as investigações, o grupo criminoso utilizava empresas de fachada — como um salão de beleza e uma loja de material de construção, ambos na cidade — para lavar o dinheiro oriundo do tráfico. O inquérito teve início no final de 2024 e ganhou força após a prisão de um dos membros da organização, em janeiro deste ano, ocasião em que foram apreendidos cerca de 300 quilos de maconha.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. Dois dos investigados já estavam presos no Presídio do Serrotão, mas continuavam liderando o esquema de dentro da unidade. Além deles, foram detidas pessoas próximas ao grupo e a servidora municipal.

A operação também apreendeu mais de oito veículos de alto padrão, incluindo carros e motocicletas, o que evidencia o volume de recursos movimentado pela quadrilha.

Em nota oficial, a Prefeitura de Campina Grande informou que recebeu de forma extraoficial a informação sobre o possível envolvimento da funcionária. O município declarou que está acompanhando o caso, adotará as medidas cabíveis, incluindo o afastamento da servidora e a abertura de processo administrativo disciplinar. A gestão também afirmou estar à disposição das autoridades e reforçou que “não tem qualquer compromisso com comportamentos à margem da lei”.

Botão Voltar ao topo