Política

Lula participa de jantar na casa de Hugo Motta para alinhar pauta com líderes da Câmara

Presidente tenta conter avanço de proposta de anistia e acelerar isenção do IR; encontro ocorre nesta quarta (23) em momento delicado para o governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (23) de um jantar com líderes partidários na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O encontro busca estreitar laços com o Congresso em um momento de sensibilidade política e queda de popularidade do governo.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também estará presente, ao lado de deputados escolhidos por Motta. O jantar segue o modelo do realizado no início do mês com senadores, na casa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Entre os principais temas na mesa está o Projeto de Lei da Anistia, que propõe perdoar acusados e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A proposta já reúne 262 assinaturas e teve pedido de urgência protocolado na Câmara, o que preocupa o Planalto. Lula deve aproveitar a ocasião para tentar conter o avanço da pauta.

Outro assunto sensível é o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A equipe econômica do governo quer acelerar a aprovação da proposta, que precisa ser aprovada até setembro para passar a valer em 2026. O relator do projeto, deputado Arthur Lira (PP-AL), também pode ser convidado a participar do jantar.

O gesto de Lula é visto como parte de uma estratégia para reverter resistências no Legislativo e garantir apoio às pautas prioritárias do governo federal no segundo semestre.

Botão Voltar ao topo