Brasil

INSS suspende descontos automáticos de associações e garante devolução de valores

A diretora de Orçamentos, Finanças e Logística do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Débora Floriano, informou que os aposentados e pensionistas não precisam mais acessar o aplicativo Meu INSS, o site oficial ou comparecer às agências para suspender descontos feitos por associações e sindicatos na folha de pagamento. A medida ocorre após o governo federal suspender todos os descontos desse tipo, considerados irregulares.

Segundo Débora, o processo será reestruturado após a identificação de fragilidades nos convênios com entidades da sociedade civil. “Identificadas as fragilidades, o processo será melhorado”, afirmou.

O anúncio foi feito após a deflagração da Operação Sem Desconto, na última quarta-feira (23), pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga um esquema de descontos não autorizados em benefícios do INSS. Estima-se que, entre 2019 e 2024, cerca de R$ 6,3 bilhões tenham sido movimentados de forma irregular.

O ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, garantiu que os valores descontados ilegalmente neste mês serão devolvidos já na próxima folha de pagamento. Ele também afirmou que os descontos permanecerão suspensos até o fim das investigações e a implementação de um novo marco legal para convênios entre o INSS e associações.

Botão Voltar ao topo