Política

Impasse na Paraíba complica federação entre União Brasil e Progressistas

Apesar dos avanços nas negociações nacionais, a formação de uma federação entre União Brasil e Progressistas enfrenta resistência em 13 Estados, incluindo a Paraíba, onde os projetos locais dos partidos são divergentes.

Na Paraíba, o União Brasil, liderado pelo senador Efraim Filho, defende sua candidatura ao governo do Estado pela oposição, enquanto o Progressistas, do deputado Aguinaldo Ribeiro, aposta em nomes ligados ao atual governo, como o prefeito Cícero Lucena e o vice-governador Lucas Ribeiro.

Segundo a Folha de S. Paulo, a liderança da federação será dividida entre os dois partidos em diferentes Estados. Na Paraíba, a disputa gira em torno da pré-candidatura ao governo estadual — o Progressistas quer lançar Lucas Ribeiro, enquanto o União Brasil insiste em Efraim Filho.

No cenário nacional, o deputado Arthur Lira (PP-AL) é o nome mais cotado para presidir a federação, que poderá ter o maior fundo eleitoral de 2026, estimado em mais de R$ 1 bilhão, e a maior bancada do Congresso: 108 deputados e 13 senadores.

Botão Voltar ao topo