Hugo Motta se posiciona contra redução de vagas da Paraíba na Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara promete articulação em Brasília para impedir que estados, como a Paraíba, percam representatividade após ajustes com base no Censo 2022

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou que vai trabalhar para impedir a redução do número de cadeiras de parlamentares de estados como a Paraíba na Câmara Federal. A declaração foi feita nesta quinta-feira (10), durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio 98 FM, em João Pessoa.
A preocupação surge diante de uma proposta que deve ser discutida ainda neste primeiro semestre de 2025 e que visa ajustar a composição das bancadas estaduais a partir dos dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE. A medida, se aprovada, passaria a valer na legislatura de 2027.
Segundo projeções do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 14 estados seriam afetados: sete perderiam cadeiras — entre eles, a Paraíba, com uma possível redução de duas vagas — e sete ganhariam.
“Temos que atuar de maneira a evitar que isso aconteça”, afirmou Motta, destacando que a diminuição da representatividade de estados menores no Congresso enfraquece o equilíbrio federativo e prejudica a defesa de seus interesses.
A proposta ainda será amplamente discutida no parlamento, mas a mobilização de lideranças políticas como Hugo Motta já sinaliza que o tema promete ser um dos mais delicados e debatidos do ano legislativo.