Governo Federal avalia construção do Açude do Covão em Campina Grande
Obra visa segurança hídrica, controle de alagamentos e desenvolvimento econômico; estudos técnicos já foram atualizados

Uma comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) esteve neste fim de semana em Campina Grande para avaliar a viabilidade técnica da construção do Açude do Covão, na zona norte da cidade. A visita foi acompanhada pelos secretários municipais Kleyber Nóbrega (Agricultura) e Joab Machado (Obras), além de engenheiros da Associação Técnico Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel), responsável pelos estudos técnicos e topográficos do projeto.
O açude, com capacidade de 2,5 milhões de metros cúbicos e área alagável de 25 hectares, integra o projeto Multilagos e tem como objetivos garantir a segurança hídrica, evitar alagamentos em bairros como Rosa Mística, Ponto de Cem Réis e Vale do Jatobá, além de fomentar atividades econômicas como piscicultura e hortifruticultura.
A proposta também inclui a revitalização do Açude Velho por meio da recarga do Riacho das Piabas. Segundo o secretário Kleyber Nóbrega, a prefeitura trabalha em parceria com o senador Efraim Morais (União Brasil) para viabilizar uma emenda federal que garanta a execução da obra.