Campina Grande

Com frota do SAMU renovada, Campina Grande celebra avanços na Saúde nos primeiros 100 dias de gestão

Além das novas ambulâncias, município amplia atendimentos, reforça ações voltadas às mulheres e moderniza estrutura das unidades de saúde

Os primeiros 100 dias do segundo mandato do prefeito Bruno Cunha Lima foram de avanços significativos na área da saúde em Campina Grande. Entre as ações de maior destaque está a renovação total da frota de ambulâncias do SAMU 192, que recebeu 10 novos veículos equipados — algo que não ocorria há mais de uma década.

Na Saúde da Mulher, o Hospital de Amor intensificou os atendimentos e descentralizou a assistência por meio da Unidade Móvel, que realizou exames e inserção de DIUs em comunidades como São José da Mata, Galante, Catolé de Boa Vista e o Conjunto Aluízio Campos. Outro importante marco foi a implantação da Sala Lilás na Policlínica Francisco Pinto, dedicada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência.

O Centro Materno-Infantil de Atenção Integral à Saúde ampliou a oferta de especialidades e hoje conta com 35 ambulatórios voltados a mulheres e crianças. Essa ampliação também se estendeu aos hospitais Pedro I, Dr. Edgley, da Criança e do Adolescente e às policlínicas.

Na maternidade do ISEA, novos equipamentos foram adquiridos para o Banco de Leite Humano, como um pasteurizador digital e uma máquina de resfriamento de leite. O espaço também passa por reformas.

A atenção à Saúde Bucal foi retomada com o programa de distribuição de próteses dentárias, que beneficiou 120 pessoas. Já o Centro de Controle de Zoonoses iniciou ações de resgate de animais de grande porte nas ruas e promoveu a chipagem de 30 deles.

Outra inovação que ganhou força nesse início de gestão foram as equipes multidisciplinares da Atenção Primária (eMulti), agora com 10 grupos em atuação. Três unidades básicas de saúde também estão sendo reformadas: UBS Tambor II, UBS Adriana Bezerra e UBS Raiff Ramalho.

“O compromisso com a saúde é diário. Estamos avançando da Atenção Básica à Alta Complexidade, com mais cobertura, mais profissionais e mais estrutura. E isso é só o começo”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior.

Botão Voltar ao topo