Após 235 dias de greve, médicos peritos encerram paralisação e INSS retoma atendimentos na segunda-feira
Maior greve da história da carreira termina com acordo que garante reposição de dias parados e restituição de salários; atendimento será normalizado a partir do dia 14

Após 235 dias de paralisação, os médicos peritos do Ministério da Previdência Social decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (11). A partir de segunda-feira (14), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomará os atendimentos normalmente em todo o país.
O fim da greve veio com a assinatura de um acordo que prevê a reposição dos dias parados e a restituição dos salários descontados durante a paralisação. Iniciada em agosto de 2023, essa foi a maior greve já registrada na história da categoria, com cerca de 300 peritos (10% do total) aderindo ao movimento.
Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) admitiu que os ganhos ficaram aquém das expectativas, mas celebrou a reversão de riscos funcionais e disciplinares, além da abertura para novas negociações futuras.
“Apesar de não constituir aquilo que a categoria almejava […] o novo pacto sinaliza a consolidação de novas conquistas”, afirmou a entidade, sem detalhar quais foram os avanços garantidos.
Investigações e judicialização
Durante o movimento, os médicos enfrentaram corte de salários, decisão mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em janeiro. Também neste período, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigasse possíveis abusos no movimento grevista.
Agendamentos
Com o retorno dos atendimentos, o INSS orienta que os segurados façam o agendamento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para afastamentos de até 180 dias, é possível usar o Atesmed, sistema online de perícia documental, que dispensa comparecimento presencial.
Documentos necessários para perícia presencial:
- Documento de identificação com foto
- Laudo médico com diagnóstico e tratamentos
- Exames complementares
- Prescrições médicas
O fim da greve traz alívio para milhares de segurados que dependem dos serviços periciais para obter benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil