Política

Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor após rejeição de recursos no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quinta-feira (24) os recursos apresentados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello contra sua condenação no âmbito da Operação Lava Jato. Com a decisão, Moraes determinou a prisão imediata de Collor e o início do cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A decisão será submetida ao plenário virtual do STF em sessão marcada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que começa às 11h desta sexta-feira (25) e termina às 23h59 do mesmo dia. Enquanto isso, a ordem de prisão segue válida e pode ser executada a qualquer momento.

Collor foi condenado em 2023, acusado de ter recebido R$ 29,9 milhões em propinas entre 2010 e 2014, em negócios envolvendo a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Em novembro do mesmo ano, por 6 votos a 4, o plenário do STF manteve a condenação ao rejeitar outros recursos apresentados pela defesa.

O processo agora será encaminhado à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal para emissão do atestado de pena a cumprir.

Botão Voltar ao topo