Procon de Campina Grande retira bebidas irregulares do mercado durante operação educativa

Durante a Operação Ressaca, realizada em 25 de abril, o Procon Municipal de Campina Grande apreendeu 167 garrafas de bebidas alcoólicas, como cachaças e cervejas, por apresentarem irregularidades. As apreensões ocorreram em dois estabelecimentos comerciais e fizeram parte da aula prática do II Curso de Capacitação e Atualização da Fiscalização do órgão.
A operação, que inspecionou seis pontos de venda, resultou na notificação de dois locais, sem aplicação de autos de infração, devido ao caráter educativo da ação, antecipando a chegada do Maior São João do Mundo. Entre as irregularidades identificadas estavam sinais de falsificação, falta de informações obrigatórias nos rótulos e inadequações no armazenamento, infringindo normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O curso de capacitação, realizado entre 23 e 25 de abril, teve aulas teóricas e práticas, com apoio da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Sedcon-RJ) e da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Foram abordados temas como identificação de produtos falsificados, práticas de segurança em fiscalizações e prevenção a fraudes bancárias.
O coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a fiscalização e proteger os consumidores, ressaltando o apoio da gestão municipal ao investimento em qualificação profissional.