Política

Projeto de anistia a golpistas de 8 de janeiro aguarda decisão de Hugo Motta após Páscoa

Presidente da Câmara avaliará se pauta requerimento de urgência assinado por mais de 260 deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), deve decidir após o feriado da Páscoa se colocará em pauta o requerimento de urgência do projeto que propõe anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (14) pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante.

Segundo a rádio CBN, o partido conseguiu 262 assinaturas — cinco a mais que o mínimo necessário — para que o requerimento fosse considerado válido. Aprovada a urgência, a proposta pode ser votada diretamente em plenário, sem passar pelas comissões da Casa, acelerando sua tramitação.

Apesar disso, Hugo Motta não é obrigado a pautar o pedido. Na semana passada, ele declarou que evitaria colocar em votação temas que pudessem gerar “crises institucionais”, numa tentativa de manter bom relacionamento com o Supremo Tribunal Federal e o governo Lula.

Motta está em viagem com a família nos Estados Unidos e deve retornar ao Brasil no dia 22 de abril. A decisão sobre a tramitação do projeto deve ser tomada após seu retorno.

Botão Voltar ao topo