Privatização do Projeto São Francisco será leiloada em novembro e atrai atenção internacional

O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) foi um dos destaques do “PPP Américas 2025”, principal evento sobre parcerias público-privadas da América Latina e Caribe, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra de segurança hídrica, que atende cerca de 12 milhões de pessoas em quatro estados do Nordeste — Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte —, está prestes a passar para a iniciativa privada.
O edital da privatização está previsto para agosto, com leilão marcado para novembro. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a concessão envolverá operação, manutenção e novos investimentos estimados em US$ 2,76 bilhões.
“A Transposição do Rio São Francisco é a maior obra de segurança hídrica da América Latina. E essa modelagem é inovadora, com envolvimento direto da União e dos estados beneficiados”, afirmou Eduardo Tavares, secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR.
Ele ainda destacou que a duplicação do bombeamento no Eixo Norte já foi licitada dentro do Novo PAC e a ordem de serviço será emitida em breve. A expectativa é que o novo concessionário já assuma a operação com o sistema ampliado, sendo 50% no Eixo Norte e 50% no Eixo Leste.