Paraíba

Paraíba realiza ‘Dia D’ de Multivacinação neste sábado com foco na gripe e no sarampo

Ação ocorre nos 223 municípios do estado; vacina da gripe agora integra calendário nacional e será ofertada o ano todo

Neste sábado (12), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba promove o “Dia D” de Multivacinação, com foco especial na imunização contra a gripe (influenza) e o sarampo. A mobilização, que será realizada em todos os 223 municípios do estado, busca ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários e prevenir complicações decorrentes de doenças respiratórias, especialmente neste período sazonal.

A programação começa às 8h30, com a presença da equipe técnica da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs) e do Núcleo Estadual de Imunizações em Cabedelo. A comitiva visitará a Unidade de Saúde Intermares e o ponto de vacinação no Home Center, seguindo para a Policlínica de Mandacaru, em João Pessoa, e a UBS do bairro do Baralho, em Bayeux.

Uma das novidades deste ano é que a vacina contra a influenza passa a fazer parte do calendário nacional de imunização para crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A vacina estará disponível durante todo o ano e, além disso, trabalhadores dos Correios foram incluídos no grupo especial para vacinação.

Segundo a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Fernandes, a expectativa é vacinar ao menos 90% de cada grupo prioritário. A campanha vai até o dia 30 de maio. “É fundamental que esses públicos se vacinem neste período em que há aumento de casos de doenças respiratórias, pois com a imunização estarão protegidos das formas graves”, explicou.

Quem deve se vacinar contra a gripe:

Além dos grupos prioritários, como crianças pequenas, gestantes e idosos, fazem parte do grupo especial: puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde e da educação, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais dos Correios, pessoas com comorbidades e população privada de liberdade.

Vacina contra o sarampo:

A tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – deve ser aplicada em duas doses para crianças e jovens entre 5 e 29 anos. Adultos de 30 a 59 anos devem tomar uma dose. Trabalhadores da saúde precisam de duas doses, independente da idade.

Botão Voltar ao topo