Prefeitura de Campina Grande destaca ações na saúde da mulher e maternidade durante audiência pública
ISEA reforça papel como maior maternidade pública da Paraíba e cobra apoio para nova unidade estadual

Durante audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira (8), a Prefeitura de Campina Grande apresentou avanços e desafios na área da saúde da mulher e saúde materno-infantil. Proposta pela vereadora Jô Oliveira, a sessão contou com a participação de representantes da Secretaria de Saúde e profissionais do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).
Foram destacados serviços como a descentralização da inserção de DIU, ampliação no acesso a exames de mamografia e citologia, além de parcerias com o Hospital de Amor e o CEMAIS. A diretora técnica do ISEA, Karolline Figueiredo, ressaltou que a unidade realiza cerca de 600 partos por mês e atende pacientes de mais de 170 municípios, apesar das limitações estruturais do prédio centenário.
O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Antônio Henriques, cobrou do Governo do Estado a construção de uma nova maternidade pública em Campina Grande para desafogar o ISEA. “É impossível que a segunda maior cidade da Paraíba conte com apenas uma maternidade pública para atender toda a região”, alertou.